quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Boulevard Arrudas melhora mobilidade urbana


23/09/2010 - BHTrans

Tratamento de passeios para a circulação de pedestres e a implantação de faixas preferenciais para o transporte coletivo estão entre as obras
Passeios adequados e acessíveis para a circulação de pedestres, faixas preferenciais para o transporte coletivo, ciclovia e um novo projeto de paisagismo. Essas são algumas melhorias que as obras de cobertura do Boulevard Arrudas, que começaram no sábado, dia 18, vão trazer para Belo Horizonte.

Com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2011, as obras consistem na colocação de 565 vigas sobre o Ribeirão Arrudas, no trecho entre a rua Carijós e a avenida Barba­cena, compreendendo 1.100 metros da avenida do Contorno. Desde junho, estão sendo investidos R$ 63,5 milhões, recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014.

O superintendente de Desenvolvimento da Capital, Fer­nando Jannotti, explicou que a atividade de colocação das vigas vai ser efetivamente realizada somente no sábado, para evitar transtornos no trânsito durante a semana.

O prefeito Marcio Lacerda visitou no sábado o primeiro trecho onde as vigas foram colocadas e falou sobre o projeto de expansão da obra. De acordo com Marcio, a Prefeitura está na fase de desenvolvimento do projeto executivo para estender o trabalho de cobertura do Arrudas até o Coração Eucarístico, o que vai significar mais melhorias para a capital.

“No trecho Carijós/Bar­bacena e, posteriormente, Bar­bacena/Coração Eucarístico estamos incorporando outros elementos, tanto paisagísticos como de conforto para o pedestre, que vão representar um avanço importante para a cidade”, disse. O prefeito enfa­tizou que o trabalho de recuperação estrutural da laje de fundo e das paredes do Ar­rudas, realizado no ínicio deste ano, vai contribuir para que não haja interferência das chuvas no trabalho de cobertura do ribeirão e que as obras vão cumprir o prazo previsto.

A característica principal do Boulevard Arrudas é o tratamento adequado e significativo de passeios confortáveis e acessíveis para a circulação de pedestres, fornecendo estrutura para instalação de mobiliário urbano e melhoria do transporte coletivo a partir do alargamento de trechos da avenida com a implantação de faixas preferenciais para o transporte coletivo. Outro ponto é a criação de iluminação da pista de rolamento no canteiro central e dos passeios. Esses ga­nhos ambientais são possíveis a partir da construção de laje sobre todo o trecho em questão do canal, no vetor leste oeste. As obras também incluem um projeto de paisagismo, com a plantação de quase 600 árvores.

O secretário regional Centro-Sul, Fernando Cabral, afirmou que o projeto é importante para Belo Horizonte sob diversos aspectos. “Além de viabilizar o trânsito e ser uma questão de higiene, devido ao restaurante popular próximo ao local, o espaço passa a ser uma possibilidade para a realização de eventos. O projeto é uma nova saída para a cidade”, disse. Cabral também explicou que a conclusão das obras será um complemento importante não só para a cidade em geral, mas também para a rodoviária, que já conta com o projeto de uma passarela para unificar a estação de metrô e o terminal.

Melhorias no trânsito

O presidente da BHTrans, Ramon Victor César, afirmou que o trânsito de Belo Horizonte tem muito a ganhar com a conclusão do projeto. “O corredor Oeste, formado pela Via Expressa e pelas avenidas Tereza Cristina e Amazonas é um dos trechos de maior volume de tráfego, inclusive com uma grande circulação de transporte coletivo por ônibus. Essa obra facilitará muito o desempenho do trânsito no corredor”, explicou.

Ramon disse que, com o projeto, a Prefeitura aumenta a capacidade de circulação de veículos e de pedestres, incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte com a inserção de uma ciclovia no local e requalifica do ponto de vista urbanístico uma importante área da cidade.

A obra do Boulevard Arrudas inclui...

- Trabalhos para recuperação estrutural da laje de fundo
- Recobrimento da canalização
- Canteiro central elevado
- Demolição e reconstrução dos passeios para adequação às normas de acessibilidade
- Novas pistas de rolamento
- Construção de ciclovia
- Recuperação e ampliação da drenagem pluvial
- Implantação de postes de iluminação pública e sinalização de trânsito
- Paisagismo

Assessoria de Comunicação Social da PBH







Imagem: Portal Estado de Minas




http://bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Imprensa/ribeirao

Nenhum comentário:

Postar um comentário