segunda-feira, 4 de abril de 2011

Inaugurado viaduto em Belo Horizonte

04/03/2011 - Webtranspo

Nova estrutura teve R$ 23,5 mi em investimentos

Novo viaduto levará desenvolvimento à região Norte de Belo Horizonte

Um novo viaduto será inaugurado nesta segunda-feira, 4, na avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte. A obra compõe o projeto de duplicação da avenida que recebeu até então R$ 23,5 milhões.

Projetado lateralmente ao viaduto Hansen Araújo com o objetivo de aumentar a capacidade de tráfego em outra alça, a nova estrutura permitirá conexão direta ao hipercentro da capital mineira a partir do complexo da Lagoinha.

O viaduto tem 352,69 metros de extensão por nove metros de largura. “É uma obra muito importante para a melhoria do trânsito de Belo Horizonte, sobretudo para quem busca acesso ao vetor norte da capital. Estamos entregando agora esse viaduto complementar que vai facilitar o acesso de diversos bairros ao hipercentro de Belo Horizonte”, comentou Carlos Melles, secretário de Transportes e Obras Públicas.

Além disso, ele ressaltou que a obra contribuirá para o desenvolvimento da região Norte de Belo Horizonte, principalmente no que diz respeito ao turismo de negócios.

Itinerário alterado

Com a inauguração do viaduto, os ônibus deverão trafegar rumo à pista exclusiva (busway) pela avenida Oipoque, enquanto os veículos leves e caminhões deverão circular pela rua 21 de Abril.

O acesso do transporte público à busway passa a ser realizado pela Rua Curitiba, Rua 21 de Abril, Viaduto A e pista exclusiva da avenida Antônio Carlos.

José Elcio Santos Monteze, diretor-geral do DER/MG (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais), observou que “quem trafega pela nova Antônio Carlos, hoje, com destino às regiões Norte e Nordeste e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, percebe claramente as mudanças proporcionadas pelas pistas mais largas e a maior fluidez no tráfego”.

No passado

A Antônio Carlos possuía antes uma pista por sentido com três faixas de rolamento em cada uma, no trecho duplicado. Após as obras integrou quatro faixas por pista, uma terceira pista, com duas faixas exclusivas para o fluxo de ônibus, e oito novos viadutos, o que contribuiu para aprimorar o acesso aos bairros da região, segundo informações do Governo do Estado.

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