quarta-feira, 3 de julho de 2019

Projeto Bacia Leiteira


Projeto desenvolvido pelos produtores de leite, em parceria com a Cooperativa Coopernova e a Prefeitura de Novo Progresso, para o desenvolvimento da Pecuária no Município.

Histórico

Em 2017, no dia 9 de janeiro, a Prefeitura recebe os 11 primeiros tanques resfriadores para armazenamento de leite da Cooperativa Coopernova. Os tanques servem para estocar o leite até o transporte para Terra Nova do Norte (MT), onde o leite é processado.

Até então muitas famílias, a maioria de pequenos produtores, não tinham como investir na produção de leite, em função da falta de escoamento da produção.

Em fevereiro, é inaugurada a loja da Coopernova em Novo Progresso, na Rua João Atiles, para a venda de  rações, saís minerais e suplementos alimentares para o aumento da produção do leite e o desenvolvimento da pecuária.

Até março de 2017 já tinham sido instalados 8 tanques entre Cachoeira da Serra (Altamira) e Riozinho das Arraias. A comunidade Santa Júlia foi a primeira a ser contemplada com a instalação dos tanques na propriedade dos produtores Claudio Barroso, Elber e Célio.

No distrito de Vila Isol, o primeiro tanque foi instalado em março de 2017, na Chácara Júlia Vitória, na propriedade do Sr. Nivalci, um dos pioneiros da produção de leite no distrito. 

A COOPERNOVA - Cooperativa Agropecuária Mista Terranova Ltda, foi fundada em 31 de Outubro de 1987 em Terra Nova do Norte (MT), por 201 associados desmembrados da Coopercana - Cooperativa Agropecuária Mista Canarana.


REFERÊNCIAS:

"Bacia leiteira, uma realidade". Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Novo Progresso. 2017, janeiro, 12. 

"Coopernova Agropecuária". Dia Dia Progresso. 2017, fevereiro, 24.

"Secretaria de Agricultura busca parceria para fortalecer a bacia leiteira". Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Novo Progresso. 2017, março, 20.

ALVARENGA, Gilberto. "Bacia Leiteira, Instalação de Tanques nas propriedades dos produtores rurais". Dia Dia Progresso. 2017, março, 1.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário